Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

7 Dias Nutridos de Sabores

Sou uma apaixonada pelo mundo da cozinha e tenho o gosto de partilhar as minhas receitas favoritas. Considero este blog como o meu encantador livro de receitas. Receitas ricas de aromas e sabores memoráveis.

7 Dias Nutridos de Sabores

26
Nov23

Trança M&M - Companhia Ilimitada

(Trança de Batata-doce com Recheio de Maçã & Marmelo)

A irmandade Maçã & Marmelo em comunhão com a massa adocicada, a canela e a amêndoa, concebe uma simbiose inacreditável, o que torna esta trança muitíssimo interessante.

Preparada com ingredientes básicos da nossa despensa, a massa húmida, deliciosamente macia e enriquecida por excelênciadeixa-nos deslumbrados com esta infalível receita. Mas a beleza desta trança não se limita aos sabores e às texturas impecáveis. A massa sedosa e maleável é uma tela em branco a ansiar que um artista a transforme.

De certeza que ainda não experimentaram esta maravilha, tão perfeita que derrete na boca, por isso terão uma magnífica surpresa!

A parte mais difícil disto tudo, é ter paciência suficiente para aguardar que a trança arrefeça!

IMG_2899.jpeg

IMG_2909.jpeg

Uma sugestão para a sua mesa de Natal🎄, que vai arrebatar os seus convidados!


Trança de Batata-doce com Recheio de Maçã e Marmelo

  • 200g de Batata-doce branca (cozida e descascada)
  • 200g de Maçã Reineta crua (polpa)
  • 200g de Marmelo cru (polpa)
  • 100ml de Leite 
  • 20ml de Licor de Anis 
  • 40g de Manteiga com Sal
  • 7g de Fermento de Padeiro seco
  • 1 Ovo M
  • 65g de Açúcar amarelo
  • Raspa de 1 Limão 
  • 450g de Farinha de Trigo
  • 1 Colher de Chá de Mel
  • 1 Colher de Chá de Canela em pó 
  • 1 Ovo (para pincelar)
  • 35g de Amêndoa laminada 
  • 1 Colher de Sopa de de Açúcar mascavado (polvilhar)
  • Opcional: Geleia q.b (para finalizar)


Preparação:

  1. Coza a batata-doce, cortada em rodelas, em água com uma pitadinha de sal. Depois, escorra bem e deixe arrefecer completamente.
  2. Coloque num copo, a batata-doce, a manteiga (amolecida), o leite (morno) e o licor de anis, e triture bem com a varinha magica. Transfira para a tigela da batedeira ou para o robot de cozinha e adicione o fermento, o ovo (à temperatura ambiente), o açúcar a raspa do limão e a farinha. Amasse muito bem, em velocidade média, usando o gancho de massa, até formar uma massa lisa que se desprende das laterais da tigela. Este processo pode demorar 10 a 20 minutos dependendo da batedeira, da farinha e até da humidade do ar, por isso seja paciente. O resultado será uma massa solta.
  3. Forme uma bola com a massa, coloque numa tigela e tape com película aderente. Deixe a levedar no mínimo 1 hora, até que duplique de tamanho.
  4. Entretanto, coloque a cozer, num pouco de água, as maçãs e os marmelos descascados e cortados aos pedaços. De seguida, escorra e deixe arrefecer.
  5. Esmague muito bem com um garfo, a polpa da maçã e do marmelo até obter um puré e, depois, misture bem o mel e a canela em pó. (Cá em casa gostamos do puré com alguns pedacinhos de fruta mas, se preferir um puré homogéneo triture com a varinha mágica.)
  6. Depois de levedar, transfira a massa para a bancada enfarinhada e divida-a em 3 partes com o mesmo tamanho e estique-as com as pontas dos dedos.

    IMG_2865.jpeg

  7. Coloque em cada parte da massa uma porção do puré de maçã e marmelo.

    IMG_2871.jpeg

  8. Enrole, formando rolos. Coloque-os lado a lado num tabuleiro forrado com papel vegetal.

    IMG_2875.jpeg

  9. Dê forma à trança, juntando as pontas e dobrando-as para baixo. Tape com um pano limpo e deixe levedar por cerca de 45-60 minutos até dobrar de tamanho novamente.
  10. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  11. Pincele o ovo batido com 1 colher de sopa de leite ou água. Distribua a amêndoa laminada e polvilhe com açúcar mascavado.

    IMG_2891.jpeg

  12. Leve ao forno por cerca de 25 a 35 minutos (dependendo do seu forno). Verifique se está cozido ao fim de 25 minutos.
  13. Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma grelha. Pincele com geleia para dar um toque brilhante.
  14. Sirva a trança, morna ou fria.

Bom apetite!

 

Dicas:

  • Prepare a massa um dia antes e leve ao forno de manhã. Depois da massa levedar, deixe descansar no frigorífico durante a noite, para que a farinha tenha tempo de absorver os líquidos. Este passo não é necessário, mas deixa a massa muito mais saborosa e mais fácil de manusear.
  • Se quiser cozer a massa no mesmo dia, deixe levedar por 1 a 2 horas (dependendo da temperatura ambiente) até que duplique de volume.

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Direitos de Autor

Todas as fotografias publicadas são da minha autoria, incluindo a sua edição. Por favor, não utilizem as minhas fotografias sem a minha autorização. Muito obrigada.

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub