Scones (sem glúten)
Já sou famosa na família e entre as minhas amigas pelos meus Scones e tenho recebido, frequentemente, alguns pedidos para fazer estes bolinhos sem glúten. Como realmente fazia faltava um Scone que pudesse ser saboreado pelos intolerantes ao glúten, fui testando algumas receitas até chegar à minha própria receita, aquela que, para mim e para a generalidade dos que experimentaram, preenche todos os requisitos!
Esta receita, faz uns scones macios no meio e super crocantes por fora! A maior parte das pessoas ficam admiradas ao saberem que são preparados sem farinha de trigo e sem farinhas com glúten e, além disso, também referem que têm um sabor muito semelhante ao “scone normal”.
Bem, agora a inveja (saudável) já era! Aqui está a receita destes incríveis Scones!
Scones (sem glúten)
- 250 g de farinha de aveia (sem glúten)
- 65 g de farinha de milho fina (fubá)
- 60 g de farinha de arroz
- 60 g de açúcar amarelo
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 30 g de manteiga com sal
- 75 ml de leite
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- raspa de 1 limão
- 1 ovo M
- 10 g de fermento em pó
Preparação:
- Junte as farinhas, o fermento, o açúcar e a canela num processador e misture bem. Adicione a manteiga fria (aos pedaços) e processe até obter uma espécie de areia.
- Numa taça, misture com um garfo o ovo com o leite, o sumo e a raspa do limão, e depois junte aos secos. Processe, somente até que os ingredientes estejam todos ligados.
- Transfira a massa para a bancada, com as duas mãos forme um disco e deixe a repousar 10 minutos, coberto por uma película, no frigorífico.
- Com um rolo da massa, estique gentilmente a massa com cerca de 2,5 cm de espessura e corte os scones com um cortante redondo de 5 cm largura ou utilize um copo. Disponha os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre eles.
- Leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC, por cerca de 15 minutos ou até estarem dourados.
- Retire do forno, sirva mornos ou frios e recheie com os seus ingredientes favoritos!
Bom apetite!