Scones de Milho (Sem glúten)
Nunca tinha experimentado a farinha de um cereal cultivado no quintal e moído no moinho de casa. Num destes dias tive a felicidade de receber da D. "M", 2 kg de farinha de milho acabada de moer. Tamanha beleza tinha de ser empregue em algo muito bom, em algo que realçasse a essência do seu sabor. Como já fazia bastante tempo que não comíamos uns Scones e já se suspirava por uns, assim que tive um tempinho preparei estes Scones de Milho.
Ficaram maravilhosos! Muito saborosos e crocantes por fora! Além disso, foram apreciados por todos, até pela intolerante ao glúten!
Scones de Milho
(Sem glúten)
- 510g farinha de milho fina amarela
- 3 colheres de chá fermento em pó
- 100g manteiga (fria)
- 100g açúcar amarelo
- 340ml leite
- 25ml sumo de limão
- 1 colher de chá de aroma de baunilha
- 1 ovo
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 220°C. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
- Aqueça ligeiramente o leite (apenas deve ficar morno). Depois, junte o sumo de limão e a baunilha. Deixe arrefecer.
- Coloque a farinha de milho e o fermento em pó numa tigela. Junte a manteiga em cubos. Esfregue com os dedos até formar uma espécie de pão ralado. Adicione o açúcar e misture. Faça uma cova no centro e junte o leite e o ovo batido. Misture com uma colher, até formar uma massa homogénea (que pode ficar um pouco húmida).
- Polvilhe a bancada com farinha de milho. Vire a massa da tigela e una a massa com as mãos. De seguida, de à massa um formato arredondado com cerca de 2-3 cm de espessura. Faça com a altura que mais gostar!
- Com um cortador de biscoitos ou um copo, corte os seus scones. Coloque no tabuleiro. Continue unindo e arredondando a massa, até que esta acabe.
- Leve ao forno por cerca de 15 minutos, até ficarem dourados por cima e por baixo.
- Sirva quentes ou mornos com os recheios que mais gostar. (Pode aquecer mais tarde, comê-los frios ou até mesmo congelá-los para outro dia.)
Bom apetite!