Scones de Milho e Aveia com Anis (sem glúten)
Scones servidos, ouço as vozinhas gulosas "És a senhora dos Scones!" Pois é com muito gosto que semanalmente elaboro as receitas destes bolinhos, tendo sempre em atenção o princípio basilar.
Quanto a estes Scones, têm um exterior ligeiramente crocante e um interior macio. A combinação de farinha de milho com farinha de aveia e psyllium, juntamente com a mistura de ovo e iogurte kefir, concebe uma massa macia e um pouco humedecida.
Podem não ser os tradicionais mas, mesmo assim, não deixam de ser incríveis! Ah, e sabor é o que não falta, até se consegue prescindir de recheios!
- 230 g de farinha de milho fina (fubá)
- 230 g de farinha de aveia (sem glúten)
- (16 g) 4 colheres de chá de fermento em pó
- 2 colheres de chá de psyllium (facultativo)
- 70 g de açúcar mascavado
- 1 colher de chá de canela em pó
- 80 g de manteiga com sal
- 2 ovos grandes
- 150 g de iogurte kefir natural
- 1 colher de sopa de licor de anis
- leite q.b (p/ pincelar)
- Numa taça, bata os ovos com o iogurte e o licor. Reserve.
- Coloque num processador de alimentos, as farinhas, o fermento, o psyllium, o açúcar, a canela e a manteiga fria aos pedaços. Processe até ficar uma mistura parecida com pão ralado. Verta numa tigela e adicione a mistura de ovo. Envolva com uma colher ou espátula, fazendo movimentos circulares, até estar tudo misturado. (Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco mais de kefir, 1 colher de chá de cada vez.)
- Com as mãos, forme um disco com a massa, embrulhe em película e coloque no frigorífico por 15 minutos.
- De seguida, coloque sobre uma superfície levemente enfarinhada (com farinha de milho) e estique cuidadosamente a massa com um rolo até ter cerca de 2,5 cm de espessura. Com um cortador redondo ou um copo, corte os scones (sem torcer a massa). Coloque os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os levemente com um pouco de leite.
- Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC, por 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.