Scones com Kefir
Tenho umas pequenas “flores” para fermentar no meu leite deste o início deste ano, altura em que a minha amiga Paula teve a amabilidade de me oferecer um frasquinho com grãos de Kefir. Já há algum tempo que pensava em cultivar estas "flores" e as desejava, e fiquei exultante quando a minha amiga disse-me que estava a ofertar alguns grãos. Então, 275 km percorridos os bem alegres grãos de kefir chegaram a minha casa, e assim continuam alegremente a crescer no meu frigorífico.
Para quem não conhece, o iogurte Kefir é uma bebida probiótica, consumada pela fermentação do leite. Esta fermentação é feita por um composto formado por uma mistura de colónias de bactérias e leveduras, que servem-se de grande parte da lactose do leite. Esta bebida é rica em proteínas, cálcio e vitamina D, e tem alguns benefícios associados como ajudar a manter um intestino saudável, bem como para a saúde em geral, além de ser até 99% sem lactose.
O iogurte de kefir deixa os bolinhos mais macios e com aquele sabor amanteigado, sem que para isso seja necessário acrescentar grandes quantidades de manteiga.
Só me resta dizer, experimentem!
Scones com Kefir
- 400g de farinha de trigo T65
- 40g de farinha de milho fina
- 25g de fermento em pó
- 65g de manteiga
- 50g de açúcar amarelo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 130ml de leite
- 130ml de iogurte kefir natural
Preparação:
- Numa tigela, misture as farinhas e o fermento e, depois, junte a manteiga (fria) e esfregue com as mãos até que fique parecida com uma massa tipo pão ralado fino. Acrescente o açúcar e a canela e misture bem. Faça uma cova no centro.
- Misture o leite com o kefir e verta na mistura dos secos. Envolva até que os ingredientes estejam todos bem incorporados.
- Retire a massa da tigela, para uma superfície enfarinhada e estenda delicadamente com um rolo da massa ou com a palma da mão até ficar com cerca de 2,5 cm de espessura. Com um cortador redondo de 5 cm ou um copo, corte o máximo de rodelas possível. Pegue nos pedaços de massa que sobraram, junte-os e volte a estender. Corte mais algumas rodelas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe descansar por 10 minutos no frigorífico.
- Coloque no forno pré-aquecido a 200 °C, por aproximadamente 13 a 15 minutos, até dourar levemente.
- Retire do forno e sirva com manteiga, doce de abóbora (ou outros ao seu gosto), e acompanhe com o seu chá preferido ou um abatanado (como eu).
Bom apetite!