Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

7 Dias Nutridos de Sabores

Sou uma apaixonada pelo mundo da cozinha e tenho o gosto de partilhar as minhas receitas favoritas. Considero este blog como o meu encantador livro de receitas. Receitas ricas de aromas e sabores memoráveis.

7 Dias Nutridos de Sabores

07
Jun24

Scones com Kefir

Tenho umas pequenas “flores” para fermentar no meu leite deste o início deste ano, altura em que a minha amiga Paula teve a amabilidade de me oferecer um frasquinho com grãos de Kefir. Já há algum tempo que pensava em cultivar estas "flores" e as desejava, e fiquei exultante quando a minha amiga disse-me que estava a ofertar alguns grãos. Então, 275 km percorridos os bem alegres grãos de kefir chegaram a minha casa, e assim continuam alegremente a crescer no meu frigorífico.

Para quem não conhece, o iogurte Kefir é uma bebida probiótica, consumada pela fermentação do leite. Esta fermentação é feita por um composto formado por uma mistura de colónias de bactérias e leveduras, que servem-se de grande parte da lactose do leite. Esta bebida é rica em proteínas, cálcio e vitamina D, e tem alguns benefícios associados como ajudar a manter um intestino saudável, bem como para a saúde em geral, além de ser até 99% sem lactose.

O iogurte de kefir deixa os bolinhos mais macios e com aquele sabor amanteigado, sem que para isso seja necessário acrescentar grandes quantidades de manteiga.

Só me resta dizer, experimentem!

IMG_4501.jpeg

 

Scones com Kefir

  • 400g de farinha de trigo T65
  • 40g de farinha de milho fina
  • 25g de fermento em pó
  • 65g de manteiga
  • 50g de açúcar amarelo
  • 1 colher de chá de canela em pó 
  • 130ml de leite
  • 130ml de iogurte kefir natural 


Preparação:

  1. Numa tigela, misture as farinhas e o fermento e, depois, junte a manteiga (fria) e esfregue com as mãos até que fique parecida com uma massa tipo pão ralado fino. Acrescente o açúcar e a canela e misture bem. Faça uma cova no centro.
  2. Misture o leite com o kefir e verta na mistura dos secos. Envolva até que os ingredientes estejam todos bem incorporados.
  3. Retire a massa da tigela, para uma superfície enfarinhada e estenda delicadamente com um rolo da massa ou com a palma da mão até ficar com cerca de 2,5 cm de espessura. Com um cortador redondo de 5 cm ou um copo, corte o máximo de rodelas possível. Pegue nos pedaços de massa que sobraram, junte-os e volte a estender. Corte mais algumas rodelas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe descansar por 10 minutos no frigorífico.

    IMG_4502.jpeg

  4. Coloque no forno pré-aquecido a 200 °C, por aproximadamente 13 a 15 minutos, até dourar levemente.

    IMG_4497.jpeg

  5. Retire do forno e sirva com manteiga, doce de abóbora (ou outros ao seu gosto), e acompanhe com o seu chá preferido ou um abatanado (como eu).

Bom apetite!

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Direitos de Autor

Todas as fotografias publicadas são da minha autoria, incluindo a sua edição. Por favor, não utilizem as minhas fotografias sem a minha autorização. Muito obrigada.

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub