Risotto com Cogumelo-do-Cardo
(Pleurotus eryngii)
O Cogumelo Pleurotus eryngii é conhecido como Cogumelo-do-Cardo, em Portugal, e Cogumelo Ostra Rei (King Oyster Mushroom), nos EUA, por ser considerado o melhor dentre a família dos Pleurotos. É o que tem um tamanho maior e possui um caule grosso, carnudo, e um "chapéu" castanho. O cogumelo é macio, tem um aroma agradável, ligeiramente perfumado, e um sabor bem suave, destacando bem o sabor umami. É muito apreciado, por chefes de cozinha de renome, pela sua textura crocante e sabor delicado.
Fico sempre arrebatada com uma bela refeição com Cogumelos. Este Risotto, além de encantador, propicia um momento de puro prazer gustativo! Cada garfada é uma delícia viciante!
Risotto com Cogumelo-do-Cardo
(2 Doses)
- 120 g de Arroz para Risotto
- 2 Colheres de Sopa de Azeite
- 1 Cebola, picadinha
- 1 Tomate maduro, pelado
- 2 Dentes de Alho, picadinhos
- 2 Colheres de Sopa de Vinho Branco
- 500 ml de Caldo de Legumes ou Água (aproximadamente)
- 2 Cogumelo-do-Cardo
- 1/2 Chávena de Ervilhas
- 1 Colher de Sopa de Manteiga
- 40 g Queijo ralado (usei: Cheddar Vintage)
- 1 Colher de Chá Folhas de Tomilho, fresco
- Sal (a gosto)
- Pimenta preta (a gosto)
Preparação:
- Limpe os Cogumelos e corte cada um longitudinalmente.
- Num tacho, coloque o azeite, a cebola e o alho, e deixe em lume baixo até ficarem macios, sem deixar alourar. Adicione o tomate e deixe cozinhar durante 2 minutos. Desfaça o tomate com uma colher;
- Junte o vinho branco e deixe cozinhar, cerca de 2 minutos;
- Adicione o arroz e mexa bem. Junte 1 concha de caldo de legumes (quente) e tempere com sal e pimenta;
- Baixe o lume, quando ferver, para que o arroz não cozinhe muito rápido por fora. Continue adicionando conchas de caldo e aguarde até que seja quase totalmente absorvido, antes de adicionar o próximo. Mexa sempre o tacho. (Se acabar o caldo, antes do arroz estar cozido, adicione um pouco de água a ferver). Este processo demora cerca de 15 minutos. Prove o arroz para saber se está cozido. O arroz deve ficar macio, mas com uma ligeira firmeza. Não se esqueça de retificar o tempero;
- Estes Cogumelos devem ser preparados rapidamente, de preferência, quase no final da confecção prato. Por isso, junte os cogumelos e as ervilhas, 10 minutos antes de terminar a cocção do arroz.
- Depois, retire o tacho do lume, acrescente a manteiga e o tomilho, e mexa (delicadamente);
- Tape o tacho e deixe descansar 5 minutos. Esta etapa é importante para conseguir o risotto perfeito, pois é quando fica super cremoso, como deve ser.
- Rale o queijo e coma o mais rápido possível, enquanto o risotto mantém a sua magnífica textura.
Bom apetite!
Dicas:
- O cogumelo eryngui, apesar de ser conhecido por ser grande, pode encontrar-se em tamanhos pequenos, inclusive o mini. Escolha o cogumelo com o tamanho que melhor se adequar à sua receita.
- Os cogumelos não podem ter mau cheiro, nem sinais de humidade excessiva dentro da embalagem. Escolha os que tiverem bom aspecto (sem manchas escuras).