05
Jan24
Para o Dia de Reis - Escangalhado de Batata-doce!
Para receber, em bom, os 3 Reis Magos, um bolo-rei com uma apresentação diferente, de massa elegantemente espirituosa, recheada com maçã e frutos secos!
Na terceira ronda, o "Rei" aparece na festa ... desmontado!💥
Escangalhado de Batata-doce
- 200g de Batata-doce branca (descascada)
- 400g de Maçã Reineta (descascada e descaroçada)
- 70ml de Leite
- 30ml de Vinho do Porto
- 10ml de Licor de Anis
- 10ml de Aguardente
- 50g de Manteiga com Sal
- 7g de Fermento de Padeiro seco
- 1 Ovo M
- 100g + 2 Colheres de Sopa de Açúcar amarelo
- Raspa de 1 Limão
- Raspa de 1 Laranja
- 450g de Farinha de trigo
- 2 Colheres de Chá de Canela em pó
- 120g de Frutos secos, cortados grosseiramente (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, amendoins, ...)
- 60 g de Sultanas
- Decoração: Amêndoa palitada q.b; 1 Gema de ovo (pincelar); Geleia q.b; Canela em pó; Açúcar em pó q.b
Preparação:
- Coza a batata-doce, cortada em rodelas, em água com uma pitada de sal. Depois, escorra bem e deixe arrefecer completamente.
- Coloque num copo, a batata-doce, a manteiga (amolecida), o leite (morno), o vinho do Porto, o licor de anis, a aguardente, e triture bem com a varinha mágica. Transfira para a tigela da batedeira ou para o robot de cozinha e adicione o fermento, o ovo (à temperatura ambiente), 100g de açúcar, a raspa do limão e da laranja, 1 colher de chá de canela e a farinha. Amasse muito bem, em velocidade média, usando o gancho de massa, até formar uma massa lisa que se desprende das laterais da tigela. Este processo pode demorar 10 a 20 minutos dependendo da batedeira, da farinha e até da humidade do ar, por isso seja paciente. O resultado será uma massa solta.
- Forme uma bola com a massa, coloque numa tigela e tape com película aderente. Deixe a levedar 1 a 2 horas, até que duplique de tamanho.
- Entretanto, coloque a cozer, com um pouquinho de água, as maçãs descascadas, descaroçadas, e cortadas aos pedaços. Depois, escorra e deixe arrefecer. Triture com a varinha mágica até obter um puré e misture bem 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de canela. Reserve.
- Depois de a massa levedar, transfira a massa para a bancada ligeiramente enfarinhada e estique-a, em forma de retângulo grande até obter uma espessura de cerca de 4mm. Barre uniformemente com o puré de maçã e sobreponha os frutos secos cortados e as sultanas, enrole uma das laterais até meio da massa e faça o mesmo do outro lado, formando dois caracóis com o mesmo diâmetro. Vire a massa ao contrário. Coloque num tabuleiro forrado com papel siliconizado e achate ligeiramente. Com uma faca afiada dê uns golpes nas laterais da massa, com 5 cm de distância, mas tendo o cuidado de não separar o bolo em fatias. Deixe levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Pincele com a gema de ovo (misturada numa colher de sopa de leite) e decore com a amêndoa palitada. Leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos (dependendo do seu forno). Verifique se está cozido ao fim de 25 minutos.
- Retire do forno, pincele com geleia e deixe arrefecer em cima de uma grelha. Polvilhe com um pouco de canela e açúcar em pó e sirva.
Bom apetite!