Para a minha MÃE: Bolo com Damascos (secos)!
Uma beleza que sai à minha Mãe, é claro, só pode ser um Doce!
Há momentos que requerem um bolo rico e luxuoso. Hoje, "Dia da Mãe", definitivamente não serve qualquer coisa, portanto preparei esta maravilhosa surpresa, com damascos nucleares e o charme natural na decoração do bolo!
Escolhi o damasco como protagonista, pela sua versatilidade gastronómica, pois além de saboroso e carnudo é uma fruta neutra que harmoniza bem com diversos ingredientes como, o vinho do Porto, o chocolate e as nozes.
A dupla, Damasco - "Porto", articula-se de forma empática desde o início, criando um momento de conhecimento profundo, cujo resultado é um bolo frutado e bem humedecido.
Neste dia mimei a Mãe com um raminho de flores campestres e encantei com este delicioso Bolo com Damascos (secos)! Tudo planeado com amor, para fazê-la sentir-se tal como ela é... especial!
Bolo com Damascos (secos)
- 210 g de damascos secos (descaroçados)
- Água fervente q.b
- 4 ovos
- 225 g de açúcar amarelo
- 300 g de iogurte sólido natural (*)
- (30 ml) 2 colheres de sopa de vinho do Porto Vintage
- 75 g de manteiga com sal
- 300 g de farinha de trigo para bolos com fermento T55
- 40 g de amido de milho
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Cobertura:
- 130 g de chocolate semi-amargo
- 40 ml de natas líquidas
Decoração:
- damascos secos
- miolo de noz, picado grosseiramente
- ervas aromáticas, frescas
- flores naturais
Preparação:
- Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.
- Pique finamente 60 g de damascos e reserve.
- Corte 150 g de damascos ao meio, no sentido do longitudinal, separando as metades e coloque numa tigela. Despeje água fervente sobre os damascos, até os cobrir, e deixe-os a demolhar por cerca de 15 minutos, para que amoleçam. De seguida, escorra-os bem e reserve.
- Bata as claras em castelo com duas colheres de açúcar amarelo.
- Numa tigela, junte as gemas com o restante açúcar e bata, com uma batedeira, até obter uma massa cremosa. Adicione o iogurte e o vinho do Porto e depois a manteiga derretida. Junte os damascos picadinhos e mexa.
- Misture a farinha de trigo peneirada (2 vezes), o amido e o bicarbonato, somente até verificar que a massa está uniforme. Por fim, envolva as claras em castelo em duas fases.
- Coloque metade da massa no fundo da forma, de seguida, as metades de damascos e termine com uma camada de massa.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 45 minutos ou até que ao espetar um palito no centro do bolo este saia seco.
- Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.
- Prepare a cobertura: derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas, juntamente com as natas e mexa até obter uma mistura uniforme.
- Quando o bolo estiver completamente frio, cubra com o creme de chocolate, decore com os damascos, as folhas verdes, as flores e as nozes .
Bom apetite!
Dicas:
(*) Usei o iogurte skyr, mas pode usar iogurte grego.