Fogaça de Santa Maria da Feira
Para quem, ainda, não conhece... a Fogaça é um pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, cujo formato tenta reproduzir a imagem da Torre de Menagem ou Torreão do Castelo medieval de Santa Maria da Feira, com os seus quatro coruchéus cónicos.
Todos os anos, a 20 de janeiro, realiza-se a Festa das Fogaceiras e a Fogaça é entregue ao mártir S. Sebastião, o santo protetor de todo o condado da Feira, como juramento sagrado!
Receitas há muitas! Depois de vários testes, para ajustar ingredientes e quantidades, até chegar àquela Fogaça que tanto apreciamos cá em casa...voilà! Aqui está ela!
Quem não gosta de uma boa Fogaça, daquelas que "lasca", quentinha, acabadinha de sair do forno (com ou sem manteiga)!? Prove e decerto vai ficar fã!
Que pena que tenho, de não poder colocar no post as fragrâncias que pairam nos corredores da minha casa. Completamente inebriante!
Fogaça de Santa Maria da Feira
Para o fermento:
- 55ml de água, morna
- 75g de farinha de trigo
- 13 g de fermento de padeiro fresco
Para a massa:
- Raspa de 1/2 limão, grande
- 4g de sal marinho
- 50g de manteiga
- 70g de açúcar
- 1 ovo M
- 200g de farinha de trigo
- 1/2 c. chá canela em pó
- 1 ovo, para pincelar
Preparação:
- Dissolva o fermento na água morna e misture, numa tigela, com a farinha de trigo, até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar 15 minutos, num local temperado.
- Depois, adicione o açúcar, a canela, o sal, os ovos, a raspa do limão e a manteiga amolecida. Misture bem.
- Por fim, adicione a farinha e amasse muito bem.
- Tape a tigela, com um pano, e deixe levedar 1 hora ou o necessário para a massa dobrar de volume.
- A seguir, utilize toda a massa (1 fogaça grande) ou divida dois pedaços de massa de +-150g (2 fogaças médias), de acordo com o tipo de fogaça que pretende confeccionar, molde um rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais grosso num dos lados. Espalme o rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide. À medida que vai enrolando, coloque as "pirâmides" no tabuleiro forrado com papel vegetal, onde voltam a levedar (cerca de 1 a 2 horas), tapadas com um pano.
- Pincele com o ovo batido.
- Com uma tesoura, faça 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as “torres do castelo“.
- Coloque as fogaças no forno pré-aquecido a 170C e, 10 minutos depois, puxe o tabuleiro para fora e, à mão, separe os cortes no topo. Depois, retornam ao forno até estarem devidamente cozidas. Esta operação é determinante para que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente, apresentando-se a massa solta e leve por dentro, graças à conciliação do tempo e da temperatura de cozedura.
Bom apetite!
Dicas:
- Quando a fogaça estiver pronta abra com as suas mãos, fica muito melhor do que cortar com uma faca!