Fogaça com Chocolate
Hoje há festa no concelho de Santa Maria da Feira, a chamada Festa das Fogaceiras, e à minha mesa já chegou a Fogaça (um pão doce) para satisfazer o meu santo desejo.
Este ano optei por fazer uma fogaça "fora da caixa", com chocolate, onde a tradicional massa é respeitada. Um símbolo antigo com uma abordagem moderna que convivem perfeitamente sem choques.
Experimentem a Fogaça que se abre com as suas mãos e "lasca" que é um regalo!
Fogaça com Chocolate
Para o fermento:
- 55ml de água, morna
- 75g de farinha de trigo
- 13 g de fermento de padeiro fresco
Para a massa:
- Raspa de 1/2 limão, grande
- 4g de sal marinho
- 50g de manteiga
- 70g de açúcar
- 1 ovo M
- 200g de farinha de trigo
- 1/2 c. chá canela em pó
- 80g de pepitas de chocolate negro
- 1 ovo, para pincelar
Preparação:
- Dissolva o fermento na água morna e misture, numa tigela, com a farinha de trigo, até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar 15 minutos, num local temperado.
- Depois, adicione o açúcar, a canela, o sal, os ovos, a raspa do limão e a manteiga amolecida. Misture bem.
- Por fim, adicione a farinha e amasse muito bem.
- Tape a tigela, com um pano, e deixe levedar 1 hora ou o necessário para a massa dobrar de volume.
- A seguir, utilize toda a massa (1 fogaça grande) ou divida dois pedaços de massa de +-150g (2 fogaças médias), de acordo com o tipo de fogaça que pretende confeccionar. Forme um rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais grosso num dos lados. Espalme o rolo com a mão, distribua algumas pepitas de chocolate, e começe a enrolar, resultando numa pirâmide. À medida que vai enrolando, coloque as "pirâmides" no tabuleiro forrado com papel vegetal, onde voltam a levedar (cerca de 1 a 2 horas), tapadas com um pano.
- Pincele com o ovo batido.
- Com uma tesoura, faça 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as “torres do castelo“.
- Coloque as fogaças no forno pré-aquecido a 170 °C e, 10 minutos depois, puxe o tabuleiro para fora e, à mão, separe os cortes no topo. Depois, retornam ao forno até estarem devidamente cozidas. Esta operação é determinante para que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente, apresentando-se a massa solta e leve por dentro, graças à conciliação do tempo e da temperatura de cozedura.
Bom apetite!
Dicas:
- Quando a fogaça estiver pronta abra com as suas mãos, fica muito melhor do que cortar com uma faca!