Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

7 Dias Nutridos de Sabores

Sou uma apaixonada pelo mundo da cozinha e tenho o gosto de partilhar as minhas receitas favoritas. Considero este blog como o meu encantador livro de receitas. Receitas ricas de aromas e sabores memoráveis.

7 Dias Nutridos de Sabores

05
Jul23

Flores de Abóbora Recheadas com Shimeji, Brócolos e 2 Queijos

Comi esta iguaria gourmet fora de casa, mais especificamente... na varanda da minha casa! Sim, é possível trazer a "gourmetização" para a nossa mesa, sem ter que pagar mais pelo termo "gourmet"!

Avançando para o que interessa, a Flor de Abóbora tem um sabor muito subtil que é avultado pelo recheio que se incorpora. 

Escolhi assar as minhas Flores, em vez de as fritar, tornando-se mais leve e saudável, além de que a torrefação realça os sabores. Não sendo mergulhadas em óleo, as Flores ficam sequinhas e crocantes... uma delicia!

Esta é uma receita maravilhosa para um brunch, um almoço ou jantar. E também, é tão versátil que se pode rechear de acordo com o gosto de cada um ou com o que houver no frigorífico! 

IMG_1387.jpeg


Flores de Abóbora Recheadas com Shimeji, Brócolos e 2 Queijos

  • 12-14 Flores de Abóbora (dependendo do tamanho da flor)
  • 150 g de Cogumelos Shimeji
  • 1 Cabeça de Brócolos, média
  • 3 Dentes de Alho, picados
  • 1 Colher de Chá Alecrim fresco, picadinho
  • Colher de Chá Salsa fresca, picadinha
  • 2 Colheres de Sopa de Vinho Branco
  • 125 g de Ricota
  • 25 g de Queijo Esrom, ralado
  • 1 Gema de Ovo
  • 1/2 Colher de Chá de Mostarda Dijon
  • Sal, a gosto
  • Pimenta preta, a gosto
  • Azeite

 

Preparação:

  1. Para começar, as flores de abóbora devem ser limpas, principalmente se vierem da nossa horta. Como são muito delicadas é importante manuseá-las com cuidado para manter as pétalas intactas.
  2. Coloque as flores numa tigela com água e, cuidadosamente, agite-as. Certifique-se de que não há insetos ou lixos dentro e, de seguida, coloque-as sobre um pano de cozinha.
  3. Remova o estame interno das flores masculinas ou o carpelo das flores femininas (para evitar um sabor desagradável), com uma tesoura. Alguns cozinheiros removem a folha verde da base da flor, mas podemos mantê-la para ter mais crocância.
  4. Escalde as flores em água fervente, por cerca de 30 segundos. Retire-as com uma espumadeira e coloque em água gelada. Depois, coloque-as numa tigela e reserve. (Este processo amolece as flores, tornando-se mais fácil dobrar sobre o recheio).
  5. Lave a cabeça dos brócolos. Corte as folhas e o caule aos bocados, e corte os floretes em pedaços. Coloque num tacho com água e tempere com sal, a gosto. Leve ao lume para cozer. Quando estiverem macios, escorra e deixe arrefecer.
  6. Num tacho coloque 2 colheres de sopa de azeite, os alhos, os shimeji cortados aos bocados, o alecrim, a salsa, o vinho, o sal e a pimenta a gosto. Tape o tacho e cozinhe por cerca de 5 minutos. Depois, retire e deixe arrefecer.
  7. Numa tigela, misture o ricota, os cogumelos, os brócolos, o queijo esrom, a mostarda e a gema de ovo. Tempere com sal e pimenta, se for necessário.
  8. Abra delicadamente as flores e recheie com a mistura anterior, cerca de 1 a 2 colheres de chá por flor, dependendo do seu tamanho. Embrulhe as pétalas à volta do recheio e torça no topo.
  9. Coloque as flores recheadas numa assadeira levemente untada com azeite e regue ou borrife levemente com azeite.
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10-15 minutos, até que as flores fiquem douradas.
  11. Retire a assadeira do forno e sirva de imediato.

Bom apetite !

 

Dicas:

  • Não encha demais a Flor de Abóbora. Apenas o suficiente para que a consiga manusear sem que se desmanche.
  • Se acidentalmente rasgar um lado da Flor de Abóbora, está tudo bem, apenas pressione suavemente as pétalas da flor contra o recheio, elas unem-se e pode fechar.
  • Se pretender experimentar outros ingredientes, sugiro: azeitonas (pretas e/ou verdes), pimento (verde e/ou vermelho), bacon, chouriço, fiambre, espinafres, cogumelos paris, queijo feta, muzzarela, manjericão, entre outros.

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Direitos de Autor

Todas as fotografias publicadas são da minha autoria, incluindo a sua edição. Por favor, não utilizem as minhas fotografias sem a minha autorização. Muito obrigada.

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub