Farófias com Creme de Amêndoa e Gemas
(Sem Lactose e sem Glúten)
A doçaria tradicional portuguesa é riquíssima, e as farófias fazem parte da nossa cozinha há numerosas gerações, não se perderam no tempo para nossa alegria. As farófias feitas à moda antiga são cozidas em leite e, por isso, não se torna viável servi-las a toda a gente (especialmente aos que apresentam a incapacidade total para digerir a lactose). Para quebrar esse "obstáculo", substitui-o pela Bebida Vegetal. Visto por outra perspetiva, este câmbio acrescenta a riqueza do sabor da Amêndoa Torrada ao creme. Para além disso, suprimi o açúcar refinado e abasteci com mel e agave (alimentos com menor índice glicémico).
Se adoram umas Farófias leves, com um interior suave, que se desfaz na boca, e um Creme requintado, então esta receita é para vocês... cativa qualquer paladar!
A base de qualquer refeição deve começar no sabor! Isto é um dever!
Farófias com Creme de Amêndoa & Gemas
(Sem Lactose e sem Glúten)
- 700 ml de Bebida vegetal de Amêndoa Torrada
- 4 Ovos (bem frescos)
- 1 Casca de Limão
- 1 Pau de Canela
- 1 Colher de Sopa de Mel
- 2 Colheres de Sopa de Agave
- 1 Colher de Sobremesa (cheia) de Amido de Milho
- Canela em pó (para polvilhar)
Preparação:
- Leve a bebida vegetal ao lume, num tacho largo, com o agave, o pau de canela e a casca de limão. Quando ferver, reduza o lume para o mínimo.
- Separe as gemas das claras. Reserve as gemas, para mais tarde fazer o creme.
- Bata as claras em castelo com 1 pitadinha de sal, e, quando estiverem quase firmes, adicione o mel, continuando a bater até obter um preparado bem firme.
- Remova o pau de canela e a casca de limão da bebida vegetal. Deite colheradas do preparado de claras. Deixe cozer cerca de 3 minutos de cada lado, voltando-as cuidadosamente. Retire as farófias com uma escumadeira, deixando escorrer bem, e disponha num Prato ou Travessa (fundos).
- Coloque as gemas numa tigela e misture o amido de milho (peneirado). De seguida, comece por temperar a gemas com um pouco da bebida vegetal e, depois, verta lentamente a restante bebida; mexa sempre com uma colher de silicone ou uma vara de arames.
- Coe para um tacho pequeno e leve a lume brando, mexendo continuamente para cozer e engrossar. Verta o creme para uma Molheira.
- Regue as farófias com um pouco do creme (sirva o restante à parte) e polvilhe com canela em pó. Sirva mornas ou frias.
Bom apetite!
Dicas:
- Não encha demasiado o tacho quando cozer as claras, elas vão flutuar e crescer um pouco. E também, não deixe cozer demasiado; se elas começarem a ficar mais pequenas então é porque já passaram do ponto.
- Se o seu creme criar grumos basta passar a varinha mágica e ficará macio. "Crise" evitada!
- Pode, também, regar as farófias com a totalidade do creme ou servi-lo à parte numa Molheira.