Entre a queijada e o sonho, é impossível resistir! Bolo Queijada de Pera e Limão com Amêndoa e Caramelo (Sem glúten)
Saiu do forno um bolo queijada de pera e limão, onde a cremosidade da massa se encontra com o crocante das amêndoas, que estalam como boas conversas ao redor da mesa. Sem glúten, mas repleto de sabor e memória, traz a frescura do limão, o toque suave das peras (algumas escondidas, como bons segredos) e o caramelo derretido na superfície, evocando os doces de infância. Uma verdadeira tentação, é irresistível e leve!
Bolo Queijada de Pera e Limão com Amêndoa e Caramelo
(Sem glúten)
- 4 ovos
- 280 g açúcar amarelo
- (240 g) 2 iogurtes cremosos naturais
- 140 ml de leite
- raspa de 1 limão + sumo 1/2 limão
- 50 g manteiga
- (30 ml) 2 colheres de sopa óleo vegetal
- (15 ml) 1 colher de sopa água gaseificada
- 280 g farinha universal sem glúten
- 1 colher de chá fermento em pó
- 1 colher de chá bicarbonato sódio
- 2 peras
- canela em pó q.b
- amêndoa palitada q.b
- 4-6 rebuçados de caramelo de leite, ralados ou cortados aos bocadinhos
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 170 ºC. Unte uma forma com manteiga, forre com papel vegetal e unte este também (para desenformar mais facilmente).
- Coloque numa tigela as gemas e o açúcar. Com uma batedeira, na velocidade máxima, bata muito bem (5 minutos).
- Adicione a manteiga (derretida) e o óleo e misture (1 minuto). De seguida, acrescente o iogurte, o leite, a raspa e sumo do limão e misture (10 segundos).
- Envolva a farinha peneirada com o fermento e o bicarbonato, na velocidade mínima, até obter uma massa uniforme (cerca de 7 segundos). Incorpore a água gaseificada.
- Bata as claras em castelo e, com delicadeza, envolva-as na massa, usando uma espátula. Verta a massa na forma previamente preparada.
- Descasque as peras e corte-as em fatias bem finas. Disponha na massa, no sentido do comprimento, em círculo, com a ponta fina voltada para o centro. Distribua a amêndoa.
- Leve ao forno a cozer por cerca de 50 minutos. Faça o testo do palito.
- Enquanto o bolo está quente, polvilhe com um pouco de canela e distribua os rebuçados de caramelo ralados sobre a superfície do bolo. (O calor do bolo vai fazer com que o caramelo derreta, criando uma camada suave e pegajosa.)
- Deixe o bolo arrefecer antes de desenformar.
Bom apetite!
Dicas:
- Como a massa fica um pouco líquida é normal que a fruta afunde durante a cocção. Cortar a fruta em fatias bem finas ajuda, pois vai ficar mais leve, diminuindo a pressão sobre a massa e portanto diminui a probabilidade de afundar completamente.
- Coloque os rebuçados de caramelo ralados ou aos bocadinhos sobre o topo do bolo nos últimos 5 minutos de forno, ao invés de colocá-los depois de retirar do forno. (Retire o bolo brevemente do forno, se necessário.) Desta forma, o caramelo derreterá e formará uma camada crocante e caramelizada sem risco de queimar. Mas fique atento para que o caramelo não queime.