Empadão de Pescada com Ovo
Servi este prato a um familiar que não gosta mesmo nada de peixe cozido, que fica a "fumegar" e faz "caretas" se lhe apresentar uma refeição com peixe confeccionado dessa forma, além de parecer um pinto a pinicar a comida. Portanto, a pessoa ideal para testar esta receita! Coloquei o prato na mesa e apenas disse que era um Empadão com Ovo cozido, e fiquei a admirar a reação. Eu sabia que era bom mas excedeu-se as expectativas. O parecer final foi "Isto fica mesmo bom! Está delicioso! Só falta um bocadinho de sal!". Claro que tinha que apontar algum "defeito"! Todavia, foi uma conquista!
Cá em casa estamos habituados a refeições com pouco sal, dado que o uso com bastante moderação durante o preparo dos alimentos e não apresento saleiro à mesa. Para estabelecer o equilíbrio do tempero recorro às ervas aromáticas, frescas e/ou secas.
Este Empadão de Pescada com Ovo é um prato simples e saudável, que não demoro muito a fazer chegar à mesa, e por isso faço-o diversas vezes. Experimentem com a vossa família!
Empadão de Pescada com Ovo
- 1 Posta de Pescada Média do Cabo
- 3 Batatas médias
- 1 Dente de Alho (com casca)
- 1 Ovo
- 1 Raminho de Tomilho (pequenino)
- 1 Cebola
- 1 Colher de Chá de Salsa, picadinha
- 1 Colher de Sopa de Leite
- Azeite
- Sal
- Pimenta preta
- Noz-moscada
Preparação:
- Descasque as batatas e corte-as em cubos. Leve-as a cozer em água temperada com sal e pimenta, juntamente com o dente de alho e o ovo.
- Coza a posta de pescada em água temperada com sal e pimenta e o raminho de tomilho. Quando estiver cozida, escorra e retire o tomilho. Remova as espinhas e a pele, e desfaça grosseiramente. Reserve.
- Escorra as batatas e o ovo. Descasque o ovo e esmague-o, grosseiramente, com um garfo. Reserve.
- Descasque e pique a cebola, coloque num tacho pequeno e leve a refogar com uma colher de sopa de azeite. Assim que a cebola estiver translucida, acrescente o peixe, o ovo e a salsa picadinha. Envolva bem e coloque num prato que possa ir ao forno.
- Retire a casca do alho e esmague juntamente com as batatas, utilizando um passe-vite ou um esmagador manual. Coloque num tacho e junte o leite para fazer o puré, que deve ficar um pouco mais compacto do que é habitual. Retifique o sal e a pimenta, e adicione uma pitada de noz-moscada.
- Acrescente o puré, por cima da mistura do peixe e alise. Pincele com um pouco de azeite.
- Leve ao forno previamente aquecido a 220º C, cerca de 5-7 minutos, para dourar ligeiramente.
- Retire do forno e sirva.
Bom Apetite!