Bolo de Tâmaras com Melancia, Laranja e Amêndoa
Uma profusão de sabores!
Os melhores bolos com frutas são um delicioso acto de equilíbrio: húmidos e perfumados, cheios de sabor, mas não excessivamente pesados ou enjoativos. Pois este bolo oferece precisamente essa combinação. Apesar de levar uma generosa quantidade de tâmaras e, ainda, geleia de arroz, o bolo não é enjoativo, nem assim tão doce! A textura da massa é macia, húmida, e está repleta de sabores subtis (a porção de especiarias que possui não é excessiva ao ponto de se tornar desagradável).
Mas atenção, esta não é uma receita qualquer, tem um traço especial! As tâmaras quase se fundem no bolo, tornando-se parte do sabor global, na vez de serem apenas um complemento, dando um sabor profundo e cremosidade, próximos ao do caramelo.
Este bolinho deu-me um gostinho do nirvana. Um momento relaxante, bem apetitoso, com felicidade.
Bolo de Tâmaras com Melancia, Laranja e Amêndoa
- 300ml de sumo de melancia
- sumo e raspa de 1 laranja
- 100g de geleia de arroz
- 65g de manteiga com sal
- 1 estrela de anis
- 1 1/2 colher de chá de canela em pó
- 250g de tâmaras (sem caroço)
- 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 3 ovos grandes
- 200g de farinha de amêndoa
- 300g de farinha de trigo T65 sem fermento
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 50g de amêndoa palitada
Preparação:
- Coloque num tacho a raspa e sumo da laranja, o sumo da melancia, a geleia, a manteiga, a canela, a estrela de anis, as tâmaras picadinhas e o bicarbonato de sódio.
- Leve ao lume até ferver, mexa bem, e depois retire. Aguarde até que arrefeça completamente.
- Remova a estrela de anis e transfira a mistura para uma tigela. Junte os ovos batidos e misture com uma vara de arames ou com uma colher de silicone. Acrescente a farinha de amêndoa e mexa. Junte a farinha de trigo e o fermento, peneirados, e misture com uma colher de silicone até obter uma massa uniforme.
- Verta numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Distribua a amêndoa palitada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 170° C durante 50 minutos, mas verifique sempre com o palito.
- Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.
Bom apetite!
Dicas:
- Prepare o sumo de melancia: descasque a melancia e parta em pedaços. Triture no liquidificador ou coloque num copo e use uma varinha mágica. Passe por um coador para retirar a polpa e os bocados de sementes que possam existir.
- Sei que a geleia de arroz não é um produto barato, no entanto vale a pena (nem que seja de vez em quando) e se puder ser biológico, melhor ainda. É um doce não refinado, tem uma doçura subtil e um sabor rico. É composta basicamente de hidratos de carbono complexos e maltose e a sua digestão é feita de forma gradual pelo organismo. Caso queira substituir por outro adoçante natural opte, p. ex.:, pela geleia de agave.
- Prepare os Passos (1) e (2) de véspera e guarde o tacho, bem tapado, à temperatura ambiente.