Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

7 Dias Nutridos de Sabores

Sou uma apaixonada pelo mundo da cozinha e tenho o gosto de partilhar as minhas receitas favoritas. Considero este blog como o meu encantador livro de receitas. Receitas ricas de aromas e sabores memoráveis.

7 Dias Nutridos de Sabores

20
Fev24

Bolo de Milho e Coco

Como aficionada de coco, este é um dos meus bolos de eleição!

Este bolo compõe-se de migalhas super macias e húmidas, cobertas por um creme incrivelmente delicioso, envolvido com coco ralado que entra em cena adicionando textura e sabor! Além do mais, a minha receita não inclui apenas o coco ralado, mas também o iogurte kefir de coco que enriquece o paladar e contribui para a textura macia e húmida do bolo.

É muito yummy e encanto!

IMG_3715.jpeg

 

IMG_3721.jpeg


Bolo de Milho e Coco

  • 4 ovos
  • 190 g açúcar amarelo
  • 320 g iogurte kefir de coco
  • 1 colher de sopa sumo de limão 
  • 80 g manteiga com sal
  • 130 g farinha de milho fina (fubá)
  • 120 g farinha de trigo T55
  • 50 g coco ralado 
  • (14 g) 1 colher de sopa fermento em pó
  • (4 g) 1 colher de chá bicarbonato de sódio 
  • coco ralado q.b (decoração)
  • Creme de pasteleiro250 ml leite; 70 g açúcar amarelo; 2 gemas de ovo; 35 g amido de milho; 1/2 colher de chá de extracto ou aroma de baunilha 

 

Preparação:

  1. Bata bem, com uma batedeira, o açúcar e os ovos até obter um creme fofo. Adicione a manteiga (derretida) e depois kefir e o sumo de limão e bata por mais 30 segundos.
  2. Noutra tigela, misture a farinha de milho e a farinha de trigo (peneiradas), o fermento, o bicarbonato e o coco ralado. Acrescente aos líquidos e misture todos os ingredientes, na velocidade mínima da batedeira, até obter uma massa homogénea (cerca de 5-7 segundos). Verta numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Alise gentilmente a massa com uma colher.

    IMG_3695.jpeg

  3. Coloque a cozer, no forno pré-aquecido a 180 ºC, por cerca de 30 minutos. Faça o teste com um palito.
  4. Retire do forno, deixe arrefecer 15 minutos na forma e desenforme.

    IMG_3699.jpeg

  5. Creme de pasteleiro: leve ao lume num tacho o leite, o extracto ou aroma de baunilha e metade do açúcar. Numa taça, bata bem as gemas com o restante açúcar e a farinha. Misture um pouco de leite morno na mistura de ovos e de seguida verta no tacho. Mexa bem. Leve o creme à fervura e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Retire do lume e deixe arrefecer coberto por uma película, "colada" à superfície do creme, para evitar que se forme uma crosta. Antes de utilizar o creme, volte a bater.
  6. Cubra completamente o bolo com o creme de pasteleiro e polvilhe com a quantidade de coco ralado a gosto.

Bom apetite!

Dicas:

  • Como alternativa ao extracto ou aroma de baunilha, pode utilizar meia vagem de baunilha, raspando as sementes. Coloque a vagem e as semente no leite que vão ao lume até à fervura e depois retira-se.
  • Pode substituir a manteiga por óleo de coco, de girassol ou milho e o leite por uma bebida vegetal da sua preferência (amêndoa, soja, aveia,...).
  • “Cada forno é um forno” e o tempo de cozedura total varia em função do forno, por isso é tão importante que faça o teste com um palito, no centro do bolo porque o centro demora mais a cozer. Assim que o bolo estiver cozido, retire do forno. Se o bolo cozer em demasia, além de ficar queimado, vai ficar seco.

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Direitos de Autor

Todas as fotografias publicadas são da minha autoria, incluindo a sua edição. Por favor, não utilizem as minhas fotografias sem a minha autorização. Muito obrigada.

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub