Bolinhos com Arroz e Amêndoa
Sabem aquela sensação de letargia que dá a meio da tarde e que temos de vencer porque ainda temos tanto para fazer até acabar o dia?!
Para ter energia suficiente para o combate a essa letargia, fiz estes bolinhos com um exterior crocante, quebradiços, bem levezinhos, e que acompanham tão bem um cafezinho ou um chá!
Estes bolinhos são um óptimo deleite para a nossa tarde e também para a nossa manhã.
Bolinhos com Arroz e Amêndoa
- 300 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de arroz
- 60 g de farinha de amêndoa
- 40 g de polvilho doce
- (21 g) 1 1/2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela em pó
- 90 g de manteiga com sal
- 90 g de açúcar amarelo
- 2 ovos
- raspa de 1 limão
- 150 g de iogurte natural (usei, kefir)
Preparação:
- Peneire para uma tigela a farinha de trigo e misture a farinha de arroz, a farinha de amêndoa, o polvilho, o fermento, o bicarbonato e a canela. Reserve.
- Com uma batedeira, bata a manteiga (amolecida) com o açúcar e a raspa do limão até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture bem. De seguida, junte o iogurte. (Vai ficar com aspecto de talhada mas não se preocupe, é mesmo assim, no fim fica uma massa óptima.)
- Acrescente os sólidos e a raspa do limão, e misture com uma espátula silicone até formar uma massa maleável. (Não trabalhe demasiado a massa.)
- Divida a massa em bolinhas com cerca de 40 g. Achate-as ligeiramente, com a palma da mão, e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com película e deixe repousar no frigorífico durante 30 minutos.
- Coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido a 220°C por cerca de 15 minutos ou até dourar. (Esteja atento, uma vez que o tempo de cocção depende muito do tamanho dos seus bolinhos e da temperatura do forno).
- Transfira os bolinhos para uma grelha para arrefecerem completamente e sirva.
Bom apetite!